Amamentação

 Foto:   Demkat   @ Freepik

A amamentação é, sem dúvida, um dos momentos do pós-parto que gera maior expectativa nas gestantes. Muitas acreditam que o bebê vai nascer, abocanhar a mama e mamar sem a menor dificuldade; outras já ouviram relatos tão pessimistas que acabam esperando o pior e acreditando que é impossível dar certo, começando o processo inseguras e desmotivadas.

Nos dois casos teremos problemas. Idealizar demais o aleitamento pode ser bastante frustrante quando a mulher perceber que, embora importante e, em algum momento, prazeroso, amamentar não é tão lindo assim. É cansativo, não é fácil e pode ser muito doloroso. Esperar o pior pode fazer com que não dê certo simplesmente porque a mulher não acredita que pode funcionar e não se empenha para isso. O preparo emocional e psicológico é extremamente importante nesse momento; a vontade de amamentar e o conhecimento sobre o assunto podem ser determinantes.

É fato que não é possível garantir que a amamentação será tranquila e o bebê conseguirá mamar sem a menor dificuldade, mas é fato também que as mães que se preparam para esse momento têm mais sucesso do que aquelas que não o fazem. E quando falamos sobre preparo, não estamos nos referindo a preparar as mamas. O corpo já está preparado para a amamentação e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, não há necessidade de preparar as mamas ou os mamilos para a amamentação. Mamilos planos e invertidos continuarão nesse mesmo formato, independente do que a mulher faça; além disso, o bebê abocanha a aréola, então o sucesso do aleitamento não depende do formato do mamilo.

Fala-se muito sobre o uso de conchas, bicos de silicone e outros artifícios para formar o bico e auxiliar o bebê a mamar. Esses acessórios devem ser utilizados com MUITA cautela, pois a tendência é que eles atrapalhem o processo em vez de ajudar. O uso de bucha, secador de cabelo ou passar a toalha no bico do peito depois do banho também não são indicados pelo risco de machucar a região e torná-la mais sensível e mais suscetível a fissuras. Além disso, manipular os mamilos pode estimular a produção de ocitocina, o que pode desencadear contrações uterinas.

Quando falamos sobre preparo, estamos falando de informação, orientação, conhecimento a respeito do processo de aleitamento. Quanto mais informada a mulher estiver, mais segura ela estará e mais fácil será. Muito do sucesso da amamentação depende da vontade, da tranquilidade e da paciência da mãe. Além da hidratação e do descanso, que são imprescindíveis para a produção de leite.

Ler sobre o assunto, participar de encontros relacionados a isso, fazer consultorias e cursos de amamentação ainda durante a gestação podem ajudar demais e deixar a mulher mais tranquila. Saber o que acontece, as melhores posições, o que é uma pega correta e os problemas mais comuns, além de trazer segurança, ainda favorecem para que a mulher saiba o que fazer quando o bebê começar a mamar.

É extremamente importante que a puérpera saiba que o bebê não nasce sabendo mamar e que ela também não aprendeu ainda a amamentar, sendo assim, eles precisam se conhecer e aprender juntos. Isso demanda tempo, paciência e tranquilidade.

Ter uma boa rede de apoio e estar cercada de pessoas que acreditam no aleitamento e que apoiem a mulher é importantíssimo. Em muitos casos, a puérpera se vê desencorajada e acaba desistindo por não ver solução quando as dificuldades começam a surgir.

Se você está grávida ou teve o bebê há pouco tempo, se informe, busque ajuda se estiver passando por alguma dificuldade! Uma boa alimentação, descanso, hidratação e informação podem ajudar demais no sucesso do aleitamento. A Corpus conta com consultores em amamentação, nutricionista e fisioterapeutas especialistas em obstetrícia; uma equipe pronta para ajudar e orientar no que for preciso para que a sua amamentação aconteça da melhor maneira possível.

Agende agora sua consulta! Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo número (61) 3041-8778, ou através desse link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! 👋
Como podemos te ajudar?
Powered by