Praticar pilates melhora a qualidade do sono e auxilia no tratamento da insônia

Você sabia que o pilates pode te ajudar a dormir melhor? É isso mesmo! Além de proporcionar vários outros benefícios como o fortalecimento muscular, melhora na disposição e na consciência corporal, o pilates pode te ajudar a ter melhores noites de sono.

Quantas vezes, depois de uma noite bem dormida, você sentiu que era capaz de ser mais alegre, eficiente e com uma disposição incrível? Por outro lado, quantas vezes você se sentiu sem disposição, com mau-humor e falta de concentração perturbando o dia todo por ter tido uma noite ruim? Uma noite de sono ruim pode acarretar inúmeros problemas de saúde, como alteração do estado de ânimo e da motivação, prejuízo na coordenação motora, diminuição da atenção e concentração, aumento da sensação de fadiga, alteração dos níveis de humor, comprometendo a qualidade de vida e diminuindo a produtividade no trabalho, entre outras consequências. Dormir é importante para a manutenção da saúde. Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Sendo assim, nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a boas noites de sono.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o sono é um dos pilares da qualidade de vida, sendo, portanto, imprescindível para o bem-estar das pessoas. Estima-se que no Brasil, cerca de 40% da população sofra com insônia ou algum outro sintoma que comprometa a qualidade do sono. Ou seja, quase metade da população brasileira não dorme bem! Esse é um dado bastante expressivo quando se fala da população de um país.

 O método Pilates pode ser uma ferramenta eficaz para os distúrbios do sono por ser considerado um treinamento físico e mental.

Através de seus princípios, proporciona sensações de tranquilidade, bem-estar e consciência corporal, além de trabalhar com exercícios onde a sobrecarga é aumentada gradativamente até um nível ideal, o que proporciona maior relaxamento.

Além disso, por trabalhar com exercícios respiratórios, a prática é eficaz para melhorar a qualidade do sono, pois diminui a ansiedade, devido à melhora da capacidade respiratória (principalmente durante a expiração). O indivíduo mobiliza conscientemente a região diafragmática, melhorando sua condição energética. Isso propicia uma respiração mais profunda e tranquila, auxiliando no controle da ansiedade e na redução das tensões.

Com a prática, o corpo se torna mais forte e a sensação de cansaço provocada pelas noites insones vai diminuindo e, como a prática está inteiramente conectada à mente, a mente se torna capaz de relaxar e induzir a liberação de neurotransmissores relacionados ao relaxamento, auxiliando também no sono.

A Corpus trabalha com um método de Pilates exclusivo e com profissionais altamente capacitados para fornecer o melhor atendimento. O que você está esperando para fortalecer o corpo, melhorar suas noites de sono e ainda melhorar sua qualidade de vida? Entre em contato agora mesmo pela nossa Central de Atendimento (61) 3041-8778, ou clique aqui e marque uma aula experimental! Será um prazer atende-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! 👋
Como podemos te ajudar?
Powered by